PREPARAÇÃO FÍSICA X CORONAVÍRUS

Preparação Física em tempos de isolamento social causado pela pandemia mundial do COVID-19

Wellington D. Galarce
28/05/2020

PREPARAÇÃO FÍSICA X CORONAVÍRUS


Atualmente vivemos um momento muito delicado em nível mundial por conta do coronavírus, este vírus não só implica prejuízos à saúde como causa e causará danos em várias áreas, entre elas a esportiva. Com a coluna hoje coloco em discussão um tema que vejo com muita importância no meio esportivo e em especial no futebol esporte onde atualmente trabalho, a preparação física dos atletas e o estado físico que os mesmos estarão ao final do período de isolamento.


O isolamento social causado pela pandemia mundial do COVID-19 fez com que houvesse alteração na rotina de muitas pessoas, inclusive na de vários atletas com as paralisações de competições e treinos, sendo assim estes atletas tiveram que iniciar treinamentos em casa para não perderem o condicionamento ou diminuírem as perdas. Mesmo com a rotina de treinamentos em casa muitas vezes não se consegue igualar a intensidade dos treinos feitos em campo, ginásios ou nas academias o que pode causar uma diminuição no condicionamento físico dos atletas.


Para desempenhar os mais variados esportes os atletas necessitam de um altíssimo nível, pois no esporte você sempre está desafiando a você mesmo e a outros adversários que muitas vezes exigem que o atleta esteja na sua melhor forma possível. Deste modo a atenção com o estado físico dos atletas se torna essencial, pelo fato que vivemos uma situação totalmente nova na periodização destes atletas que normalmente tem sua temporada esportiva repleta de treinos e competições e um período em casa durante as férias curto em comparação ao tempo que estão ativos competindo. Agora muitos atletas já estão a meses em casa algo nunca vivenciados por muitos em anos de carreira, o que pode afetar seus desempenhos quando retornarem as atividades.


O questionamento que fica é “ Quanto tempo será necessário para preparar os atletas para competição pós pandemia? ”, essa é uma questão difícil de responder pois vários fatores devem ser observados: Esporte praticado; Tempo de inatividade; Nutrição durante o isolamento; Se tem alguma lesão recente; Ou seja, cada caso deverá ser criteriosamente analisado. No caso do esporte que atuo o futebol geralmente após as férias os atletas tem algumas semanas para se prepararem para os primeiros jogos da temporada, porém o período de férias dos atletas de futebol geralmente é de apenas 1 mês no máximo, o que já se difere do período de isolamento que já dura alguns meses e não se sabe quando tempo mais durará, o que faz pensar que o tempo de preparação deveria aumentar, porém o tempo ideal de preparação e o real diferem pelo fato de que os jogadores tem estar preparados o mais breve possível para os jogos tentando assim recuperarem o tempo perdido ( se isto é possível ) atualmente o debate é se 15 dias seria um tempo hábil para preparar estes atletas.


Na Alemanha onde irá voltar a primeira das grandes ligas de futebol do mundo as equipes tiveram mais de 3 semanas para se prepararem antes do início da competição, este tempo vai de encontro com o pensamento de Kevin De Bruyne jogador do Manchester City e que disputa a Premier League, que para muitos é a principal liga de futebol de mundo, em entrevista para o jornal The Independent De Bruyne disse: “ Normalmente precisaria de uma preparação de 3 a 4 semanas. Se começarmos imediatamente após o fim da pandemia, todos vão se machucar após alguns jogos. ”, corroboro com a fala de De Bruyne levando em consideração que vivemos um futebol cada vez mais rápido e físico, onde a preparação física após voltarmos desse longo período sem treinos ou treinos com intensidade abaixo da comum vivida por estes atletas têm que ser muito bem trabalha para deixar estes jogadores minimamente preparados e diminuir chances de lesões.


Com tudo nós treinadores, preparadores físicos e todos envolvidos em comissões técnicas esportivas devemos pensar em estratégias para otimizar o tempo de preparação pós pandemia e como essa preparação irá impactar nos treinos e competições ao final desse período de crise que infelizmente não sabemos quando acabará, o que apenas nos dá margem para pensar o que faremos depois de tudo isso.


Instagram: @w.galarce 

LinkedIn: Wellington Galarce

E-mail: wellingtongalarce@hotmail.com


Wellington D. Galarce

Educador Físico

Graduação em Educação física pela Universidade Federal do Paraná, pós graduação em preparação física nos esportes pela Universidade Federal do Paraná. Atuei como auxiliar de fisiologia no Paraná Clube, atualmente trabalho na coordenação de preparação física no Centro de Formação de atletas Fut-Trainer e também trabalho de personal trainer para atletas profissionais e amadores, além de ser membro do G.E.C.E- Grupo de Estudos em Ciências do Esporte.

Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO-TV PSICCOM

ACOMPANHE OS PROGRAMAS

VEJA AS MATÉRIAS DOS NOSSOS COLUNISTAS

COLUNAS

Copyright © PSICCOM 2024 - Desenvolvido por PSICCOM para inspirar novas conexões