A Nutrição do Esporte busca a vida saudável do atleta e faz com que ele tenha a ciência de que a prática de exercícios físicos deve ser associada a uma boa alimentação.
O trabalho que um nutricionista desenvolve é transdisciplinar, precisa possuir conhecimentos de fisiologia e bioquímica, desta maneira cuida para que o rendimento de seu paciente seja efetivo e o cuidado para sua saúde também.
O nutricionista esportivo atende qualquer pessoa que pratique algum exercício físico, a diferença é que para atletas profissionais ele conta com uma equipe multidisciplinar.
Objetivo: “Compreender as necessidades nutricionais dos atletas de elite e os diversos recursos nutricionais utilizados.”
Objetivos Específicos:
Conceitua a nutrição do esporte e a sua finalidade.
Traz a compreensão de como ocorre o processo da lesão da célula e alguns decorrentes danos irreversíveis.
Aponta o que determina uma inflamação, suas categorias e níveis de dor.
Conceitua cada proposta (atividade física e exercício físico), cujo objetivo é esclarecer e evitar confusão sobre seus significados, visto que são ideias diferentes.
Cita parâmetros para a base do desempenho esportivo e conceitua cada uma delas.
Traz o que são os complementos e sua utilização diferenciando de suplementos, visto que é para outra finalidade.
Explica como deve ocorrer a hidratação do atleta e sua importância, pois a desidratação é desfavorável ao esportista.
Apresenta os motivos para o consumo de carboidratos e em quais momentos deve ser feito.
Aborda sobre a suplementação com os carboidratos e com a suplementação com as proteínas.
A respeito do recursos endógenos informa sobre a variedade de substâncias e o intuito de cada uma.
Explica como aumentar o hormônio do crescimento (GH) de forma natural.
Descreve o que é e qual função desempenha cada tipo de vitamina e mineral se consumido.
Traz o conceito de processamento desportivo através da citação de um autor científico.
Para o treinamento desportivo é preciso das bases de desempenho desportivo que já foram comentadas. Traz novamente esta questão de forma resumida.
Aborda sobre as noções básicas para o treinamento sendo necessário reconhecer cada característica.
Traz neste contexto os diversos benefícios que o treinamento traz para o atleta.
As fibras são conjuntos de substâncias derivadas de vegetais e existem dois tipos de fibras. Compreenda o que são e suas funções.
Também chamadas de lipídios, são moléculas orgânicas que podem ser encontradas em vegetais ou alimentos de origem animal com diversas funções importantes ao organismo. Compreenda quais são elas.
Conceitua o que é e sua função. Dentro dos macronutrientes se encontra o carboidrato e proteína.
Traz a respeito do consumo adequado de carboidrato para auxiliar na prática de exercícios.
Traz a compreensão do que é o glicogênio muscular, sua finalidade e como funciona.
Traz as subunidades proteicas e explica.
Traz exemplos de quais são os tipos de suplementos e quando se usa, como se usa e sua finalidade.
Sobre a Carga horária e o certificado:
O curso possui linearmente, no total, aproximadamente 4 horas de vídeo, porém devido a metodologia sóciointeracionista, que neste caso prevê a tutoria durante o decorrer do estudo, com apoio do(s) vídeo(s), determina exclusivamente para este curso, uma equivalência de 16h para efeito de emissão do certificado.
Materiais de apoio:
Ainda sobre a metodologia sóciointeracionista. O método prevê que aluno poderá fazer contato com o(a) professor(a) diretamente na própria aula e obter materiais ou links de apoio relacionados a determinada dúvida ou questionamento. Durante o curso ou a qualquer momento a coordenação do curso poderá disponibilizar novas aulas, novos materiais para download ou slides explicativos.
Metodologia:
O curso promove um método sócio interacionista, entre professor, aluno e colegas. Propõe um ambiente de aprendizado desafiador, de colaboração e participação. Traz ao educando a possibilidade de construção de conhecimento com participação ativa e colaboração de todos os envolvidos. Mesmo em ambiente virtual, o método
sócio interacionista de Vygotsky permite que o aluno se sinta acolhido e inserido na sociedade.
Autorização:
Este curso é autorizado pelo MEC, em conformidade com a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), na categoria de Cursos Livres. Os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.
Profissionais e estudantes das áreas de Nutrição, Odontologia, Psicologia, Pedagogia, Educação Física, Medicina, Fisioterapia e áreas afins, e aos demais que se interessam pela proposta do curso.
Formação em Educação Física, Nutrição. Especialista em Fitoterapia, Nutrigenômica e Nutrigenética, Fitoterapia e Fisiologia.