A psicologia esportiva busca desenvolver habilidades biológicas e fisiológicas para um bom desempenho, visto que esta trabalha com esportes de alto rendimento e intenciona a excelência máxima do atleta, de modo igual, também busca entender a necessidade fisiológica e captar o que afeta o seu desempenho.
Esta especificidade da psicologia visa entender como os fatores psicológicos podem abalar o desempenho físico, desta forma, se inicia o assunto da questão fisiológica deste atleta. Além disso se percebe o contrário, o esforço físico pode prejudicar psicologicamente, devido a um esforço mental fundamental, para o suporte da atividade física.
A psicologia do esporte compreende os âmbitos: emocional, motivacional, de personalidade, e das dinâmicas em grupo. Seu enfoque é no contexto educacional, clínico e social.
Objetivo: “Informar sobre as necessidades do esporte acerca do esportista e tratar sobre o desenvolvimento do ser humano em dois aspectos: psicológico e físico.”
Objetivos Específicos:
Fala sobre a generalização do trabalho do psicólogo, para auxiliar a definição fala sobre a diferença dos dois Campos.
Introdução sobre o novo conteúdo.
Fala sobre a iniciação esportiva da criança.
Fala sobre os comportamentos que o atleta pode ter diante da comissão técnica, entre outros ambientes e o trabalho do psicólogo em relação a isso.
Fala sobre as demandas específicas, os casos de cada atleta.
Aborda sobre como o psicólogo de esporte Inclui seu trabalho no esporte, sendo assim fala dele na prática.
Traz tópicos a respeito do trabalho de intervenção individual do psicólogo do esporte.
Traz tópicos dos trabalhos feitos em grupo, ou seja, os trabalhos que o psicólogo do esporte pode realizar como método de intervenção no meio coletivo.
Traz orientações direcionadas aos pais.
Fala o que é o treinamento esportiva com base em um teórico.
A pirâmide de Maslow é uma forma de análise das necessidades primárias e secundárias do ser humano, esta mostra a compreensão dos motivos que provavelmente impactam no baixo rendimento do atleta.
Traz um estudo de caso como exemplo para auxiliar na compreensão do trabalho do psicólogo do esporte dentro do Meio esportivo e também o trabalho multidisciplinar.
Sobre a Carga horária e o certificado:
O curso possui linearmente, no total, aproximadamente 4 horas de vídeo, porém devido a metodologia sóciointeracionista, que neste caso prevê a tutoria durante o decorrer do estudo, com apoio do(s) vídeo(s), determina exclusivamente para este curso, uma equivalência de 16h para efeito de emissão do certificado.
Materiais de apoio:
Ainda sobre a metodologia sóciointeracionista. O método prevê que aluno poderá fazer contato com o(a) professor(a) diretamente na própria aula e obter materiais ou links de apoio relacionados a determinada dúvida ou questionamento. Durante o curso ou a qualquer momento a coordenação do curso poderá disponibilizar novas aulas, novos materiais para download ou slides explicativos.
Metodologia:
O curso promove um método sócio interacionista, entre professor, aluno e colegas. Propõe um ambiente de aprendizado desafiador, de colaboração e participação. Traz ao educando a possibilidade de construção de conhecimento com participação ativa e colaboração de todos os envolvidos. Mesmo em ambiente virtual, o método
sócio interacionista de Vygotsky permite que o aluno se sinta acolhido e inserido na sociedade.
Autorização:
Este curso é autorizado pelo MEC, em conformidade com a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), na categoria de Cursos Livres. Os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.
Profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Odontologia, Pedagogia, Educação Física, Nutrição, Medicina, Fisioterapia e áreas afins, e aos demais que se interessam pela proposta do curso.
Willian Corrêa é graduado em Psicologia e Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, possui especialização em Psicologia Clínica: Terapia Cognitiva Comportamental, pelo Centro Universitário Internacional.
Possui quatro formações complementares: Psicologia do Esporte pela Associação Paulista de Psicologia do Esporte- APPE, Psicologia do Esporte e Preparação Mental por Samia Hallage, Coaching Esportivo pela UniSport e Formação em Biofeeback pela Neuropower.
Atualmente trabalha como psicólogo esportivo da equipe profissional de futebol do Coritiba Football Club, atua clinicamente com atletas de alto rendimento e iniciação esportiva de várias modalidades, dentre elas natação, tênis, tênis de mesa, futebol, ciclismo, dentre outros, além de ser colaborador da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná- CRP-PR.
Possui algumas produções bibliográficas.