PSICOLOGIA DO ESPORTE - INTRODUÇÃO

Psicologia no Esporte como Ciência do Esporte

Curso online
4 h

Descrição

A psicologia esportiva busca desenvolver habilidades biológicas para um bom desempenho, visto que esta trabalha com esportes de alto rendimento e intenciona a excelência máxima do atleta; de modo igual, também busca entender a necessidade fisiológica e captar o que afeta o seu desempenho.


Esta especificidade da psicologia visa entender como os fatores psicológicos podem abalar o desempenho físico, desta forma, se inicia o assunto da questão fisiológica deste atleta; além disso percebe também o contrário, em como o esforço físico para o esporte pode prejudicar psicologicamente, dado que é fundamental um esforço mental para o suporte da atividade física. 


A psicologia do esporte compreende o âmbito emocional, motivacional, de personalidade, as dinâmicas em grupo, logo, seu enfoque é no contexto educacional, clínico e social.

PSICOLOGIA DO ESPORTE - INTRODUÇÃO

R$ 179,90

Inscreva-se agora


PARCELAMENTO PELO PAGSEGURO

Apresentação do curso

Sobre o curso

Objetivo: “Introduzir alguns assuntos aplicados à Psicologia do Esporte, como área integrante das Ciências do Esporte.”


Objetivos específicos:


  • Introdução à Psicologia do Esporte como Ciência do Esporte

Introduz a posição que a psicologia do esporte toma dentro da área de ciências do esporte, onde ela se encaixa, onde aparece e onde pode ser importante. Traz também o conceito e um breve histórico.

  • Treinamento esportivo:

Passos para empregar a criança para sua introdução no esporte e traz em conjunto etapas para a melhor introdução da criança no esporte.

  • Pirâmide de Maslow:

A pirâmide de Maslow é uma forma de análise das necessidades primárias e secundárias do ser humano, esta mostra a compreensão dos motivos que provavelmente impactam no baixo rendimento do atleta.

  • Estudo de caso:

Apresenta uma história de um jogador da sub-20 que denota alguns problemas e busca a solução em diversos profissionais. Retrata neste estudo o trabalho interdisciplinar promovido e encaixa a psicologia como ciência do esporte.



Metodologia:

O curso promove um método sóciointeracionista, entre professor, aluno e colegas. Propõe um ambiente de aprendizado desafiador, de colaboração e participação. Traz ao educando a possibilidade de construção de conhecimento com participação ativa e colaboração de todos os envolvidos. Mesmo em ambiente virtual, o método sociointeracionista de Vygotsky permite que o aluno se sinta acolhido e inserido na sociedade.


Autorização:

Este curso é autorizado pelo MEC, em conformidade com a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), na categoria de Cursos Livres. Os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.


Conteúdo Programático

ABERTURA E BOAS-VINDAS
Apresentação da PSICCOM
Apresentação da interface
Psicologia no Esporte como Ciência do Esporte
Aula 1 - Introdução, conceito e desenvolvimento infantil no futebol.
Aula 2 - Treinamento esportivo e Pirâmide de Maslow
Aula 3 - Estudo de caso e dicas para leitura.
ENCERRAMENTO
Autoavaliação
Sobre a emissão do certificado
Avaliação e bônus

Público-alvo

PÚBLICO-ALVO

Profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Odontologia, Pedagogia, Educação Física, Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Técnicas e Táticas e áreas afins, e aos demais que se interessam pela proposta do curso.



Conheça o professor

WILLIAN HENRIQUE CORREA

Willian Corrêa é graduado em Psicologia e Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, possui especialização em Psicologia Clínica: Terapia Cognitiva Comportamental, pelo Centro Universitário Internacional.


Possui três formações complementares: Psicologia do Esporte pela Associação Paulista de Psicologia do Esporte- APPE, Psicologia do Esporte e Preparação Mental por Samia Hallage e Coaching Esportivo pela UniSport.  


Atualmente trabalha como psicólogo esportivo do Coritiba Football Club, atua clinicamente com atletas de alto rendimento e iniciação esportiva, além de colaborador da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná- CRP-PR.


Possui algumas produções bibliográficas

Os alunos também se interessaram

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

2020 - PSICCOM. Desenvolvido por Cazoolo para inspirar novas conexões