Psiquiatria do Esporte

Curso online
16 h
Online

Descrição

A área da psiquiatria do esporte e do exercício ainda é pouco explorada no Brasil, apesar de já ser uma realidade nos EUA e países da Europa. Em 1994 houve a criação da Sociedade Internacional de Psiquiatria do Esporte, que reúne psiquiatras ao redor do mundo com o objetivo de expandir os estudos e aplicações de psiquiatras no universo esportivo amador e de alto rendimento. De lá para cá, muitas obras literárias em psiquiatria do esporte vêm sendo produzidas, além de programas de aprimoramento na área, que ajudam a alavancar o movimento em prol dessa atuação.


O psiquiatra do esporte atua na preparação mental (juntamente com os psicólogos, peritos na área de treinamento de habilidades mentais), no manejo do uso de substâncias lícitas e ilícitas, no período de recuperação de lesões e transição, no tratamento médico dos transtornos mentais e sofrimentos psíquicos ligados ao esporte e experientes para atuar inseridos/vinculados a agremiações esportivas - por meio do modelo in loco - um dos grandes diferenciais da psiquiatria do esporte.


Este curso abordará também, as diferenças entre serviços terceirizados em psiquiatria (mais comum) e o modelo in loco (presencial, no local). Serão apresentados modelos comparativos com o que já ocorre em países como os EUA, onde chegam a contar com 3 psiquiatras em uma equipe profissional de beisebol. Por fim, será mencionada a aplicação da transdisciplinaridade nos cuidados integrais e preventivos em saúde mental no esporte, com a proposta de um trabalho articulado em departamento especializado - o que otimizaria a eficácia de abordagens sistêmicas no meio e o próprio diálogo com outras áreas médicas/da saúde dentro do cenário esportivo.


Psiquiatria do Esporte

R$ 299,90

Inscreva-se agora


Sobre o curso

Sobre a Carga horária e o certificado:

O curso possui linearmente, no total, aproximadamente 45 minutos de vídeo, porém devido a metodologia sóciointeracionista, que neste caso prevê a tutoria durante o decorrer do estudo, com apoio do(s) vídeo(s), determina exclusivamente para este curso, uma equivalência de 16h para efeito de emissão do certificado.


Materiais de apoio:

Ainda sobre a metodologia sóciointeracionista. O método prevê que aluno poderá fazer contato com o(a) professor(a) diretamente na própria aula e obter materiais ou links de apoio relacionados a determinada dúvida ou questionamento. Durante o curso ou a qualquer momento a coordenação do curso poderá disponibilizar novas aulas,  novos materiais para download ou slides explicativos.


Metodologia:

O curso promove um método sóciointeracionista, entre professor, aluno e colegas. Propõe um ambiente de aprendizado desafiador, de colaboração e participação. Traz ao educando a possibilidade de construção de conhecimento com participação ativa e colaboração de todos os envolvidos. Mesmo em ambiente virtual, o método sóciointeracionista de Vygotsky permite que o aluno se sinta acolhido.


Autorização:

Este curso é autorizado pelo MEC, em conformidade com a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), na categoria de Cursos Livres. Os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.


Conteúdo Programático

Abertura e Boas-vindas
Abertura do Curso
Como navegar no Ambiente de aprendizagem PSICCOM
Introdução à Psiquiatria do Esporte
Apresentação da área da psiquiatria do esporte
Competências do Psiquiatra do Esporte
Principais ramos de atuação de um psiquiatra especializado na área desportiva
O psiquiatra do Esporte in loco
Presença física de um psiquiatra nas agremiações esportivas e no contexto competitivo
Encerramento
Encerramento do Curso

Público-alvo

Profissionais e estudantes da área de Psiquiatria, além das demais que se interessam pela proposta do curso. Psicologia, Odontologia, Pedagogia, Educação Física, Nutrição, Medicina, Fisioterapia e áreas afins.

CONHEÇA O CORPO DOCENTE

Helio Fádel

Dr. Helio Fádel - Médico, Psiquiatra Clínico e do Esporte

Escritor, Professor e Palestrante, Professional & Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching

1° psiquiatra formado pela Força Aérea Brasileira (FAB) através do Hospital Central da Aeronáutica (RJ)

Coautor do livro Psiquiatria do Esporte - estratégias para qualidade de vida e desempenho máximo (2018)

Autor do livro Coaching Esportivo - 100 perguntas para aprimorar autoconhecimento, inteligência emocional e performance (2019)

Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Sociedade Internacional de Psiquiatria do Esporte (ISSP)

Psiquiatra do TUPI Football Club (MG) desde 2018.

Os alunos também se interessaram

Curso online
Nutrição do Esporte
NUTRIÇÃO ESPORTIVA E AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

2121 - PSICCOM. Desenvolvido por Cazoolo para inspirar novas conexões