TREINO É PARA SER TREINADO

Paulo Penha de Souza Filho
26/08/2020

@psicologodoesporte.paulopenha


Olá pessoal. Nessa coluna nosso papo é direcionado aos atletas e o foco principal é: o treino é para ser treinado. A primeira vista o tema parece ser redundante, mas não é!!! Em minha clínica, nos clubes e academias em que trabalho, ouço os discursos dos atletas como por exemplo: “Nossa, eu não estou conseguindo me superar”, “Eu não sei o que está ocorrendo”, “Mas, eu não estou conseguindo melhorar minha técnica”, “Não estou conseguindo melhorar meu tempo”, “Não estou conseguindo fazer aquele golpe específico”, entre alguns outros. Ao analisar esses discursos, faço tais questionamentos aos meus atletas: “Mas como está indo seu treino?”, “Como você está executando?”, “Sua frequência aos treinos está boa!?”. E então certas revelações dos atletas começam a surgir, tais como; “Às vezes eu estou faltando”, “Às vezes não faço tudo que meu técnico me pede”, “Sinto que às vezes eu não estou me esforçando o tanto que de fato eu poderia”.


Devemos entender que quando um atleta quer ser campeão, ele não pode boicotar seus treinos, deve ser o primeiro a chegar e o último a ir embora, sem interrupções. Além disso, na preparação física deve executar tudo o que o técnico e o preparador físico determinam e, fazer isso de forma completa e sem preguiça. Devemos entender que para se chegar ao topo, não há atalhos, devemos subir degrau por degrau e não apenas sentar fechar os olhos e imaginar que um dia irá chegar lá, pois isso qualquer pessoa pode fazer. É preciso se inspirar com seus sonhos sim, mas principalmente executar tudo o que for necessário.


Você está treinando para o técnico ou você está treinando para você e por você? Esse é o segredo para você superar suas marcas. Esse é o segredo para você poder realmente se tornar um grande campeão. Treino é para ser treinado! 


Vale lembrar que o treino não é apenas no momento da preparação física ou treino técnico. Também faz parte do treino, por exemplo, seguir a dieta do Nutricionista com precisão, assim como qualquer intervenção de Fisioterapeutas, Psicólogos e quaisquer outros profissionais que estejam auxiliando no processo.


O Treino é para ser treinado integralmente, ou seja, 100% e durante todo o dia. Inclusive, uma boa noite de sono faz parte de um treino ideal. sigam essa receita que vocês estarão muito mais próximos de conseguir realmente as vitórias e conquistas que vocês desejam. 


O recado é esse pessoal, quaisquer dificuldades que apresentem ao seguir seus treinos, lembrem-se de suas metas, analisem seus comportamentos e emoções e caso tenham dúvidas me enviem uma mensagem que estarei a disposição para responde-las.


Obrigado e até a próxima!!! 

Psicólogo Paulo Penha


Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.



Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo

Profº MSc. Psicólogo Paulo Penha de Souza Filho


Paulo Penha de Souza Filho é formado como Psicólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Psicologia do Esporte e Especialista em Psicopedagogia.


Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Professor em cursos de pós-graduação e Palestrante. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Membro Diretor da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP).


Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.


Instagram: @psicologodoesporte.paulopenha

Fone: 41- 991084243

e-mail: paulopenha@psiccom.com

Currículo Lattes: Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6354183003893876



Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO-TV PSICCOM

ACOMPANHE OS PROGRAMAS

VEJA AS MATÉRIAS DOS NOSSOS COLUNISTAS

COLUNAS

Copyright © PSICCOM 2024 - Desenvolvido por PSICCOM para inspirar novas conexões