Nutrição Esportiva: Sua história e importância

Rafael Morais Gonçalves
15/05/2020

Neste primeiro texto devo dizer que me sinto honrado em poder mostrar um pouco da Nutrição Esportiva no portal PSICCOM! Que acredito, que só venha a somar com conteúdo relevante e com qualidade, na área da ciência esportiva.


A nutrição está na vida dos atletas desde a Antiguidade. Muitos ligados à crenças e tabus, costumavam fazer uma alimentação diferente quando estavam próximos às lutas importantes e depois das competições.


Há relatos de 580 a.c. sobre atletas gregos que adotavam dietas especiais (Grandjean, 1997), porém nesta época ainda não existiam nenhum tipo de estudo científico, que justificasse ou apoiasse uma nutrição especifica no esporte.


Faz pouco tempo que foi reconhecida a importância da nutrição, para a melhora do desempenho de atletas (Probat, Bird & Parker, 1993). O primeiro estudo a este respeito é de 1924/1925 e foi feito com atletas corredores, que participaram da Maratona de Boston. Esse estudo demonstrou a importância da ingestão de carboidratos durante exercícios prolongados.


Com a grande evolução da nutrição, e principalmente da nutrição no aspecto esportivo veio se abrindo o campo de atuação do nutricionista, que já faz parte das comissões técnicas, clubes e equipes esportivas. Realiza acompanhamento nutricional a atletas de alto rendimento, e também atletas amadores e praticantes de atividade física, com enorme contribuição nas características de desempenho, com atenção especial à saúde.



Como a busca da qualidade de vida é um apelo mundial, a prática regular de esporte acompanhada de uma alimentação adequada, constituem no principal foco para alcançá-la, fazendo, dessa maneira, muita diferença para os que esperam resultados concretos na carreira esportiva. Assim como, aos que entendem que no processo de evolução, se faz necessário o aporte adequado das demandas nutricionais a todas as fases de treinos e também nas competições, com organização das necessidades básicas e os ajustes dos suplementos nutricionais necessários.


Rafael Morais Gonçalves

Nutricionista

Rafael Morais Gonçalves é Nutricionista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR. Fisiologista do Exercício pela UNIFESP /EPM. Especializando em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação na Nutrição Clínica e Esportiva pela Estácio de Sá. Integrante do GECE - Grupo de Estudos em Ciências do Esporte


Contato: (41) 99834-9533



Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO-TV PSICCOM

ACOMPANHE OS PROGRAMAS

VEJA AS MATÉRIAS DOS NOSSOS COLUNISTAS

COLUNAS

Copyright © PSICCOM 2024 - Desenvolvido por PSICCOM para inspirar novas conexões