O Estresse Pode Ajudar no Desempenho!?

Paulo Penha de Souza Filho
22/05/2020

O Estresse Pode Ajudar no Desempenho!?

@psicologodoesporte.paulopenha


Cada modalidade esportiva tem sua singularidade específica, cada esporte sua maneira de exigir o máximo do atleta fisicamente e psicologicamente. Participar de uma competição requer várias demandas do atleta, seja competição individual ou coletiva, regional ou mundial. O atleta pode ser afetado pelo estresse de uma forma positiva ou negativa.


O estresse gera uma resposta física em nosso corpo, e quando estressado, o corpo pensa que está sob um “ataque” e muda para o modo de “fuga e luta”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas, que acaba prejudicando sua performance física, em muitos aspectos.


Frequentemente o stress negativo acaba por gerar uma resposta depressiva no corpo do atleta, desse modo o próprio, pode perder potência em sua ação, assim como foco e energia, podendo inclusive aumentar a possibilidade de lesões, e consequentemente perder muito rendimento e desempenho nos treinos e competições. Já ouvi muitos relatos, como, “nossa fiquei tão nervoso, tremi, travei e dessa forma não conseguir fazer o que estava se preparando por tantos meses”.


Qualquer atleta está sujeito ao estresse, do amador ao profissional, e por mais “batido” que pareça esse tema, é de extrema relevância que o estresse esteja sob o controle do atleta, que busca o máximo rendimento esportivo. O caminho que soluciona essa questão é um bom treinamento emocional, realizado com um Psicólogo Esportivo, que está apto a auxiliar o atleta a converter momentos estressores negativos em positivos, os potencializando em habilidades para atingir o seu máximo desempenho.


Obrigado e até a próxima!!! 

Psicólogo Paulo Penha


Qualquer dúvida estarei a disposição por meio do Whatsapp (41) 99108-4243.



Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo

Profº Me. Paulo Penha de Souza Filho


Formação: Psicólogo, Fisiologista do Exercício, Psicólogo do Esporte, Psicopedagogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação.


Atuação Profissional: Gerente de Saúde Esportiva da PSICCOM, Membro Diretor da APEP – Associação de Psicologia do Esporte do Paraná, Coordenador do G.E.C.E- Grupo de Estudos em Ciências do Esporte, Professor e Palestrante em cursos de graduação e pós-graduação. Atua em clubes, academias e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.


Formas de contato:

@psicologodoesporte.paulopenha

Currículo Lattes Completo

(41) 991084243


Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

2020 - PSICCOM. Desenvolvido por Cazoolo para inspirar novas conexões