O Estresse Pode Ajudar no Desempenho!?

Paulo Penha de Souza Filho
22/05/2020

O Estresse Pode Ajudar no Desempenho!?

@psicologodoesporte.paulopenha


Cada modalidade esportiva tem sua singularidade específica, cada esporte sua maneira de exigir o máximo do atleta fisicamente e psicologicamente. Participar de uma competição requer várias demandas do atleta, seja competição individual ou coletiva, regional ou mundial. O atleta pode ser afetado pelo estresse de uma forma positiva ou negativa.


O estresse gera uma resposta física em nosso corpo, e quando estressado, o corpo pensa que está sob um “ataque” e muda para o modo de “fuga e luta”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas, que acaba prejudicando sua performance física, em muitos aspectos.


Frequentemente o stress negativo acaba por gerar uma resposta depressiva no corpo do atleta, desse modo o próprio, pode perder potência em sua ação, assim como foco e energia, podendo inclusive aumentar a possibilidade de lesões, e consequentemente perder muito rendimento e desempenho nos treinos e competições. Já ouvi muitos relatos, como, “nossa fiquei tão nervoso, tremi, travei e dessa forma não conseguir fazer o que estava se preparando por tantos meses”.


Qualquer atleta está sujeito ao estresse, do amador ao profissional, e por mais “batido” que pareça esse tema, é de extrema relevância que o estresse esteja sob o controle do atleta, que busca o máximo rendimento esportivo. O caminho que soluciona essa questão é um bom treinamento emocional, realizado com um Psicólogo Esportivo, que está apto a auxiliar o atleta a converter momentos estressores negativos em positivos, os potencializando em habilidades para atingir o seu máximo desempenho.


Obrigado e até a próxima!!! 

Psicólogo Paulo Penha


Qualquer dúvida estarei a disposição por meio do Whatsapp (41) 99108-4243.



Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo

Profº MSc. Psicólogo Paulo Penha de Souza Filho


Paulo Penha de Souza Filho é formado como Psicólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Psicologia do Esporte e Especialista em Psicopedagogia.


Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Professor em cursos de pós-graduação e Palestrante. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Membro Diretor da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP).


Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.


Instagram: @psicologodoesporte.paulopenha

Fone: 41- 991084243

e-mail: paulopenha@psiccom.com

Currículo Lattes: Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6354183003893876



Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO-TV PSICCOM

ACOMPANHE OS PROGRAMAS

VEJA AS MATÉRIAS DOS NOSSOS COLUNISTAS

COLUNAS

Copyright © PSICCOM 2024 - Desenvolvido por PSICCOM para inspirar novas conexões