Dormir é Treinar: O Sono que Constrói Campeões


15/01/2026
INSCREVA-SE

Dormir é Treinar: O Sono que Constrói Campeões


A maioria das pessoas quer performar mas ignora que o que mais impacta o desempenho é o sono. Não existe alta performance sustentada com baixa recuperação.

Dormir 6 horas te faz sobreviver.

Dormir 7 te faz funcionar.

Dormir 8 te faz performar.


Atletas de elite, grandes líderes e equipes de alta performance entendem que o sono não é descanso, mas sim estratégia e foco. Quem dorme bem toma as melhores decisões, controla melhor as emoções, pensa mais rápido, evita lesões e rende mais no treino, na competição e no trabalho. Dormir é a parte invisível do treino que sustenta tudo o que você faz acordado. Se você quer vencer com consistência, comece pelo básico, recuperar para depois entregar.


Esse é mais um episódio das Terças com #paulopenha.

Assistam, curtam e compartilhem

Um forte abraço, Paulo Penha (Psicólogo do Esporte, Diretor do Setor de Saúde Esportiva da PSICCOM) @psiccom @psicologodoesporte.paulopenha @palestrante.paulopenha

Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo

Profº MSc. Psicólogo Paulo Penha de Souza Filho


Paulo Penha de Souza Filho é formado como Psicólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Psicologia do Esporte e Especialista em Psicopedagogia.


Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Professor em cursos de pós-graduação e Palestrante. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Membro Diretor da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP).


Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.


Instagram: @psicologodoesporte.paulopenha

Fone: 41- 991084243

e-mail: paulopenha@psiccom.com

Currículo Lattes: Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6354183003893876



VEJA AS MATÉRIAS DOS NOSSOS COLUNISTAS

COLUNAS

Copyright © PSICCOM 2026 - Desenvolvido por PSICCOM para inspirar novas conexões