Comportamentos e emoções na quarentena

Paulo Penha de Souza Filho
03/09/2020

@psicologodoesporte.paulopenha


Nesse período de quarentena cuidar da saúde física e emocional é essencial para passarmos de forma saudável por essa fase. Devemos lembrar que esse não é um período de férias, por esse motivo, você deve estar atento às suas condições físicas, nutricionais, psíquicas e financeiras.


O perigo nessa fase é a falta de adaptação, reestruturação e programação das suas atividades diárias. Para piorar estamos em uma época de uma enxurrada de “fake News” em que a pessoa recebe um excesso de informações de profissionais que na maioria das vezes não são capacitados e/ou não estão a par de suas necessidades específicas, fatores que podem levar ao comprometimento de seu desempenho diário e consequentemente sua qualidade de vida.


Sinta a importância da sua vida e motive-se a continuar, adote uma rotina adequada a situação em que você se encontra, tenha a noção clara que você não está de férias e que para se manter bem, deve ser responsável. A quarentena não pode ser sua desculpa e você deve se responsabilizar por suas ações, readaptando o seu consumo calórico diário, assim como a atividade física necessária para a manutenção do bem-estar físico. 



Tente solucionar os possíveis problemas familiares que podem dificultar o convívio em casa, influenciando diretamente na sua autoestima e motivação, assim como o seu equilíbrio interno para executar o que for necessário no seu dia-a-dia. Use técnicas de respiração, relaxamento, visualização e mentalização das ações, além de que em alguns momentos, o acompanhamento de um Psicólogo online seria o ideal.


Estou à disposição para o esclarecimento de qualquer dúvida.


Psicólogo Paulo Penha

(41) 991084243

[email protected]


Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo

Profº MSc. Paulo Penha de Souza Filho


É formado como Psicólogo pela PUC-PR, Mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR, Especialista em Psicopedagogia pela UTP e Especialista em Psicologia do Esporte pelo CFP. Especializando em MBA Executivo em Gestão de Negócio pelo UNIOPET.


Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Palestrante e professor em cursos de pós-graduação. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Integrante da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná e Membro Conselheiro da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná - APEP.


Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores e profissionais.


@psicologodoesporte.paulopenha

Currículo Lattes Completo




Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO PSICCOM

OUVIR

2020 - PSICCOM. Desenvolvido por Cazoolo para inspirar novas conexões