ERRAR NO ESPORTE: UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO
@psicologodoesporte.paulopenha
Errar é inevitável no esporte, mas pode ser o ponto de partida para um grande aprendizado. Um mentalidade de crescimento permite encarar falhas como degraus para o desenvolvimento (Dweck, 2006). Treinadores que reforçam essa visão ajudam atletas a lidarem melhor com pressões e a buscarem constante evolução, mesmo diante de resultados adversos.
Os atletas devem reconhecer que o erro não define sua capacidade, mas sim sua resposta a ele. De acordo Weinberg e Gould (2018), refletir sobre as falhas e ajustá-las constrói resiliência e autoconfiança. Pais também desempenham papel importante, promovendo suporte emocional e destacando o esforço, não apenas o resultado.
Treinadores podem transformar erros em oportunidades didáticas, criando estratégias e debates em equipe para corrigir falhas. Segundo Galli e Vealey (2008), a resiliência é construída quando os atletas aprendem a superar adversidades e a fortalecer sua mentalidade. Este tipo de abordagem reforça o espírito coletivo e incentiva a busca por excelência.
Portando posicionar o erro como um aliado no esporte é essencial. Ele estimula o crescimento contínuo, promove resiliência e transforma a jornada esportiva em um processo mais significativo. Como Michael Jordan disse: “Fracassei várias vezes na minha vida. E é por isso que tive sucesso”.
Um forte abraço à todos, Paulo Penha!!!
Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição para tirar qualquer dúvida por meio do Whatsapp no número (41)99108-4243.
Profº MSc. Psicólogo Paulo Penha de Souza Filho
Paulo Penha de Souza Filho é formado como Psicólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Psicologia do Esporte e Especialista em Psicopedagogia.
Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Professor em cursos de pós-graduação e Palestrante. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Membro Diretor da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP).
Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.
Instagram: @psicologodoesporte.paulopenha
Fone: 41- 991084243
e-mail: paulopenha@psiccom.com
Currículo Lattes: Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6354183003893876