A Importância da Psicologia do Esporte

Paulo Penha de Souza Filho
20/04/2020

A PSICCOM sempre se preocupando em manter atualizados nossos pacientes e clientes em parceria com o Psicólogo Esportivo Paulo Penha inicia hoje uma série de artigos, sobre um campo ainda muito novo na área esportiva, a Psicologia do Esporte.



As atividades da Psicologia do Esporte são de suma importância para um bom desenvolvimento psicoemocional e psicofisiológico do atleta. Além das atividades em grupos que visam trabalhar habilidades como percepção de si, trabalho em equipe, saber seguir regras, planejamento e questões básicas como controle da ansiedade e motivação, o atendimento individual para os atletas e suas famílias quando necessário são de grande relevância para trabalhar questões individuais de um atleta.



A infância é uma fase em que se personifica o ser, que a criança consegue compreender todo o potencial que possui, e visualiza os "degraus" que terá que subir e o que envolverá cada conquista, é a fase em que se desbasta a pedra bruta, formando uma pessoa integra e campeã na vida.



Nas próximas matérias serão explicadas algumas situações em que a Psicologia do Esporte pode ser aplicada, exemplos de sua aplicação e alguns casos de sucesso.

Mais informações podem ser obtidas com o Psicólogo Paulo Penha (Psicólogo do Esporte, Fisiologista do Exercício, Mestre em Distúrbios da Comunicação) através de e-mail: paulopenha@psiccom.com ou telefone 41-99108-4243. Para atletas de fora de Curitiba é possível realizar o atendimento online.


Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo

Profº MSc. Paulo Penha de Souza Filho


É formado como Psicólogo pela PUC-PR, Mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR, Especialista em Psicopedagogia pela UTP e Especialista em Psicologia do Esporte pelo CFP. Especializando em MBA Executivo em Gestão de Negócio pelo UNIOPET.


Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Palestrante e professor em cursos de pós-graduação. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Integrante da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná e Membro Conselheiro da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná - APEP.


Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores e profissionais.


@psicologodoesporte.paulopenha

Currículo Lattes Completo




Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO PSICCOM

OUVIR

2020 - PSICCOM. Desenvolvido por Cazoolo para inspirar novas conexões