O Dia Mundial da Educação e a Pedagogia do Esporte

Paulo Penha de Souza
28/04/2021

O Dia Mundial da Educação e a Pedagogia do Esporte


No dia 28 de abril é comemorado o Dia Mundial da Educação, que tem como objetivo incentivar a construção de valores essenciais para uma sociedade justa e saudável, por meio da educação e participação familiar.


A educação é fundamental para o desenvolvimento e formação de jovens e adultos. Esta educação começa no ambiente familiar e tem seu desdobramento nas diversas instituições de ensino, formais e não formais.


A Pedagogia é uma ciência, cujo papel fundamental é organizar e sistematizar o ensino. Atua em diversos âmbitos educacionais, dentre eles o esportivo. Desta forma entra em ação a Pedagogia do Esporte, que estuda a intervenção do processo de ensino-aprendizagem, além da vivência do esporte, para a formação social e intelectual dos estudantes, com práticas que exercitam as habilidades individuais e trabalho em grupo. 


A Pedagogia do Esporte se apropria das práticas esportivas, no sentido de auxiliar o desenvolvimento integral de estudantes de todas as faixas-etárias, na educação formal e não formal, assim como nos ambientes educacionais esportivos e desportivos. Trabalha principalmente a moral, que tem como objeto o comportamento humano e seus diversos fatores, como o cumprimento de regras, a persistência, o respeito, a espera, o ganhar e perder, a tolerância e o saber direcionar as emoções no sentido da boa convivência com os os demais participantes do jogo ou da competição.


Atualmente as atividades físicas, o correr e o brincar, disputam com o mundo informatizado, que em muitos casos leva ao sedentarismo. Desta forma, a Pedagogia do Esporte assume um papel importante, incentivando à prática de atividades físicas, em harmonia com a aquisição dos saberes, colaborando para o desenvolvimento da saúde mental e física de crianças, jovens e adultos.



Por: Paulo Penha de Souza

Mestre em Educação pela PUC-PR, Pedagogo pela PUC-PR e especialista em Gestão da Comunicação Integrada pela ESPM-RJ




Referências:


http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/47561-dia-mundial-da-educacao

https://blog.unisportbrasil.com.br/pedagogia-do-esporte/


Paulo Penha de Souza

Mestre em Educação

Paulo P. Souza é Diretor Administrativo e Educacional na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), pedagogo clínico e do esporte, responsável pela Oficina da Memória e pelo Programa de Orientação e Desenvolvimento Profissional. Mestre em Educação pela PUC-PR, Especialista em Gestão da Comunicação Integrada pela ESPM-RJ e Pedagogo pela PUC-PR. Criador da metodologia EduMusicalização Cognitiva - Método EMC, e dos personagens EMCs, com foco na formação educacional, profissional e esportiva.


Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO-TV PSICCOM

ACOMPANHE OS PROGRAMAS

VEJA AS MATÉRIAS DOS NOSSOS COLUNISTAS

COLUNAS

Copyright © PSICCOM 2024 - Desenvolvido por PSICCOM para inspirar novas conexões