O Professor como Catalisador de Talentos

Paulo Penha de Souza Filho
22/10/2020


(Paulo Penha) @psicologodoesporte.paulopenha


O aluno esportista precisa aprender a ser feliz na escola, descobrir o prazer de aprender e de fazer as suas atividades bem feitas, aprender que é permitido errar e que o erro nos faz crescer. Não ter medo de descobrir, assumir e desenvolver a própria potencialidade. (BOMTEMPO).


É necessário que a escola e o professor deixem de ser apenas transmissores de conteúdos para voltar-se à formação do sujeito no seu sentido mais amplo. Entretanto, para que isso aconteça, o professor deve acima de tudo estar atento para auxiliar seu aluno nesse processo, trabalhando no sentido de criar um ambiente agradável e livre de tensões na escola.


O aluno que não se sente acolhido pelo professor tende a desenvolver antipatia por este e conseqüentemente não conseguirá lidar com as dificuldades porque não encontra apoio. Diante disto muitos alunos esportistas desistem no meio do caminho. O professor deve estar atento às potencialidades de seus alunos, e quando observá-las, explorá-las e estimulá-las.


É aí que começamos a observar como a presença do professor não é só importante como imaginávamos, mas sim, essencial na vida de seus alunos. O professor não ensina só o que ele pensa ensinar, e o aluno não vivencia apenas a aula com a técnica e os modos de operar o conhecimento sistematizado, mas internaliza sentimentos, normas e valores que se ligam às palavras que emergem dos ditos na interação entre professor e aluno. 


Os métodos de ensino são as formas organizacionais das atividades entre professores e alunos, e para o sucesso do método é necessário que o professor compreenda o contexto social, individual e intelectual dos seus alunos. Cabe ao professor saber lidar com situações adversas, buscando condições favoráveis à prática educacional. 


Com isso fica a mensagem para os professores e técnicos que estão lendo este texto, estejam atentos aos seus alunos em seus mínimos detalhes, pois essa atenção diferenciada poderá auxiliar na construção de um atleta profissional.  


Grande abraço a todos!!! 

Estou à disposição para tirar qual dúvida no whatsapp (41)991084243. 

Psicólogo do Esporte Paulo Penha



Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo

Profº MSc. Psicólogo Paulo Penha de Souza Filho


Paulo Penha de Souza Filho é formado como Psicólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Psicologia do Esporte e Especialista em Psicopedagogia.


Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Professor em cursos de pós-graduação e Palestrante. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Membro Diretor da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP).


Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.


Instagram: @psicologodoesporte.paulopenha

Fone: 41- 991084243

e-mail: paulopenha@psiccom.com

Currículo Lattes: Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6354183003893876



Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO-TV PSICCOM

ACOMPANHE OS PROGRAMAS

VEJA AS MATÉRIAS DOS NOSSOS COLUNISTAS

COLUNAS

Copyright © PSICCOM 2024 - Desenvolvido por PSICCOM para inspirar novas conexões