O TÉCNICO COMO CATALIZADOR DE TALENTOS

Paulo Penha de Souza Filho
12/04/2023

O TÉCNICO COMO CATALIZADOR DE TALENTOS


@psicologodoesporte.paulopenha


O atleta precisa aprender a ser feliz no treinamento, descobrir o prazer de aprender e de fazer as suas atividades bem feitas, aprender que é permitido errar e que o erro nos faz crescer. Não ter medo de descobrir, assumir e desenvolver a própria potencialidade. (BOMTEMPO).


É necessário que o local de treino e o técnico deixem de ser apenas transmissores de conteúdos e técnicas para voltar-se à formação do sujeito no seu sentido mais amplo. Entretanto, para que isso aconteça, o técnico deve acima de tudo estar atento para auxiliar seu atleta neste processo, trabalhando dessa forma no sentido de criar um ambiente agradável e livre de tensões desnecessárias.


O atleta que não se sente acolhido pelo professor tende a desenvolver antipatia por este e conseqüentemente não conseguirá lidar com suas dificuldades porque acreditar que não irá encontra apoio em seu técnico. Diante disto muitos atletas desistem no meio do caminho. O treinador deve estar atento as potencialidades de seus atletas, e quando observá-las, explorá-las e estimulá-las.


É aí que começamos a observar como a presença do técnico não é só importante como imaginávamos, mas sim, essencial na vida de seus atletas. Ele não ensina só o que ele pensa estar ensinando, e o aluno não vivencia apenas o treino com suas técnicas e os modos de operar o conhecimento, mas internaliza sentimentos, normas e valores que se ligam às palavras que emergem dos ditos na interação entre “professor” e “pupilo”.


Os métodos de ensino são as formas organizacionais das atividades entre quem ensina e quem aprende e para o sucesso do método é necessário que o técnico compreenda o contexto social, cultural, intelectual e individual de seus atletas.


Dessa forma caberia ao técnico saber lidar com situações adversas, buscando condições favoráveis a prática educacional nos treinos. Entretanto, percebe-se que bem poucos chegam a esse nível de compreensão, levando na maioria das vezes a uma desvalorização no momento de ensinar e aprender.


Com isso fica a mensagem para os técnicos que estão lendo este texto, estejam atentos aos seus atletas em seus mínimos detalhes, pois essa atenção diferenciada poderá auxiliar na construção de um atleta vitorioso em todos os aspectos.


Um grande abraço a todos,

Paulo Penha!!!

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.



Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo

Profº MSc. Psicólogo Paulo Penha de Souza Filho


Paulo Penha de Souza Filho é formado como Psicólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Psicologia do Esporte e Especialista em Psicopedagogia.


Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Professor em cursos de pós-graduação e Palestrante. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Membro Diretor da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP).


Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.


Instagram: @psicologodoesporte.paulopenha

Fone: 41- 991084243

e-mail: paulopenha@psiccom.com

Currículo Lattes: Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6354183003893876



Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO-TV PSICCOM

ACOMPANHE OS PROGRAMAS

VEJA AS MATÉRIAS DOS NOSSOS COLUNISTAS

COLUNAS

Copyright © PSICCOM 2024 - Desenvolvido por PSICCOM para inspirar novas conexões