O “Tripé” Profissional no Controle do Peso Corporal

Paulo Penha de Souza Filho
17/09/2020


O “TRIPÉ” PROFISSIONAL NO CONTROLE DO PESO CORPORAL


@psicologodoesporte.paulopenha



A atividade física é qualquer gasto energético acima de repouso. Mas uma pessoa com sobrepeso não deve fazê-la de qualquer jeito. Deve procurar profissionais qualificados como Nutricionistas, Educadores Físicos e é claro, um Psicólogo do Emagrecimento e do Exercício para que a pessoa consiga entrar em equilíbrio com todas as instruções, restrições e mudanças tanto na alimentação como na prática de exercícios físicos.


Entre os leigos há grandes equívocos na escolha de qual é a melhor atividade física, ocorrendo a escolha de determinadas atividades que não se enquadram no seu biotipo específico, o que acarreta em sérios problemas fisiológicos. É importante destacar que exercícios com peso são diferentes de hipertrofia, que é aumento de massa corporal. 


Um Programa de Exercício Físico tem um objetivo específico, ele enquadra a aptidão física de maneira individual, ou seja, de cada sujeito de acordo com suas características. Todo esse critério é para que ao final os resultados sejam satisfatórios. Somente sob a orientação de profissionais qualificados é que se poderá determinar o que a pessoa pode realmente fazer, dessa forma evita a sobrecarga que teria como consequência. Além de poder prejudicar a pessoa fisicamente, também poderia desestimulá-la emocionalmente, o que pode fazer com que ela desenvolva uma aversão pela prática de exercícios, dificultando dessa forma uma reinvestida posterior.


A pessoa deve ter em mente que no início de um programa de controle de peso corporal, se deve começar com uma alimentação de 75-80% do normal e os exercícios físicos de 25-20% e não ao contrário como a maioria costuma fazer. E não precisa simplesmente deixar de comer, mas sim, ir modificando a alimentação gradualmente, ou seja, se reeducar.


Fazer um bom controle vai prevenir as altas concentrações de Cortisol, que é um dos hormônios responsáveis pelos principais problemas como ansiedade, stress e consequentemente obesidade.


Nos princípios norteadores dos programas de controle de peso, deve-se observar a ingestão calórica, o equilíbrio energético que está diretamente relacionado à interação dieta-exercício físico, a intensidade, a duração, quais exercícios se deve praticar e verificar quais são os alimentos de boa aceitação. 


Após a modificação da conduta alimentar deve-se fazer uma Prescrição de Exercícios Físicos, verificar o Coeficiente Energético, a frequência cardíaca e o consumo máximo de oxigênio. Vale lembrar que a maior busca não é baixar peso (isto será uma consequência), mas sim aumentar o metabolismo. Isso é algo que deve ficar sempre em mente, pois este será o caminho para um equilíbrio entre peso, quantidade de gordura adequada e uma imagem pessoal e estética mais satisfatória.


PAULO PENHA DE SOUZA FILHO

PSICÓLOGO (CRP 08/ 13139)

paulopenha@psiccom.com 

41-99108-4243



Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo

Profº MSc. Paulo Penha de Souza Filho


É formado como Psicólogo pela PUC-PR, Mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR, Especialista em Psicopedagogia pela UTP e Especialista em Psicologia do Esporte pelo CFP. Especializando em MBA Executivo em Gestão de Negócio pelo UNIOPET.


Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Palestrante e professor em cursos de pós-graduação. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Integrante da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná e Membro Conselheiro da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná - APEP.


Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores e profissionais.


@psicologodoesporte.paulopenha

Currículo Lattes Completo




Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO-TV PSICCOM

ACOMPANHE OS PROGRAMAS

2020 - PSICCOM. Desenvolvido por Cazoolo para inspirar novas conexões