O “Tripé” Profissional no Controle do Peso Corporal

Paulo Penha de Souza Filho
17/09/2020


O “TRIPÉ” PROFISSIONAL NO CONTROLE DO PESO CORPORAL


@psicologodoesporte.paulopenha



A atividade física é qualquer gasto energético acima de repouso. Mas uma pessoa com sobrepeso não deve fazê-la de qualquer jeito. Deve procurar profissionais qualificados como Nutricionistas, Educadores Físicos e é claro, um Psicólogo do Emagrecimento e do Exercício para que a pessoa consiga entrar em equilíbrio com todas as instruções, restrições e mudanças tanto na alimentação como na prática de exercícios físicos.


Entre os leigos há grandes equívocos na escolha de qual é a melhor atividade física, ocorrendo a escolha de determinadas atividades que não se enquadram no seu biotipo específico, o que acarreta em sérios problemas fisiológicos. É importante destacar que exercícios com peso são diferentes de hipertrofia, que é aumento de massa corporal. 


Um Programa de Exercício Físico tem um objetivo específico, ele enquadra a aptidão física de maneira individual, ou seja, de cada sujeito de acordo com suas características. Todo esse critério é para que ao final os resultados sejam satisfatórios. Somente sob a orientação de profissionais qualificados é que se poderá determinar o que a pessoa pode realmente fazer, dessa forma evita a sobrecarga que teria como consequência. Além de poder prejudicar a pessoa fisicamente, também poderia desestimulá-la emocionalmente, o que pode fazer com que ela desenvolva uma aversão pela prática de exercícios, dificultando dessa forma uma reinvestida posterior.


A pessoa deve ter em mente que no início de um programa de controle de peso corporal, se deve começar com uma alimentação de 75-80% do normal e os exercícios físicos de 25-20% e não ao contrário como a maioria costuma fazer. E não precisa simplesmente deixar de comer, mas sim, ir modificando a alimentação gradualmente, ou seja, se reeducar.


Fazer um bom controle vai prevenir as altas concentrações de Cortisol, que é um dos hormônios responsáveis pelos principais problemas como ansiedade, stress e consequentemente obesidade.


Nos princípios norteadores dos programas de controle de peso, deve-se observar a ingestão calórica, o equilíbrio energético que está diretamente relacionado à interação dieta-exercício físico, a intensidade, a duração, quais exercícios se deve praticar e verificar quais são os alimentos de boa aceitação. 


Após a modificação da conduta alimentar deve-se fazer uma Prescrição de Exercícios Físicos, verificar o Coeficiente Energético, a frequência cardíaca e o consumo máximo de oxigênio. Vale lembrar que a maior busca não é baixar peso (isto será uma consequência), mas sim aumentar o metabolismo. Isso é algo que deve ficar sempre em mente, pois este será o caminho para um equilíbrio entre peso, quantidade de gordura adequada e uma imagem pessoal e estética mais satisfatória.


PAULO PENHA DE SOUZA FILHO

PSICÓLOGO (CRP 08/ 13139)

paulopenha@psiccom.com 

41-99108-4243



Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo

Profº MSc. Psicólogo Paulo Penha de Souza Filho


Paulo Penha de Souza Filho é formado como Psicólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Psicologia do Esporte e Especialista em Psicopedagogia.


Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Professor em cursos de pós-graduação e Palestrante. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Membro Diretor da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP).


Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.


Instagram: @psicologodoesporte.paulopenha

Fone: 41- 991084243

e-mail: paulopenha@psiccom.com

Currículo Lattes: Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6354183003893876



Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO-TV PSICCOM

ACOMPANHE OS PROGRAMAS

VEJA AS MATÉRIAS DOS NOSSOS COLUNISTAS

COLUNAS

Copyright © PSICCOM 2024 - Desenvolvido por PSICCOM para inspirar novas conexões