Treinos em dias Quentes

Paulo Penha de Souza Filho
15/10/2020


@psicologodoesporte.paulopenha


O verão está chegando e por isso devemos ficar atentos a alguns pontos relacionados ao calor!!!!


Durante o dia e em situações específicas, o corpo executa diversas regulagens, e para que haja a manutenção da temperatura corporal de maneira segura e constante e o equilíbrio térmico possa ocorrer, dependerá da capacidade do organismo em equilibrar o ganho com a perda de calor, e a forma mais eficiente conhecida hoje para a regulação térmica é através da produção e secreção de suor.


Alguns dos efeitos que o calor pode ocasionar no corpo são cãibras, exaustão, que normalmente ocorrem quando o volume sanguíneo diminui pela perda excessiva de líquido ou minerais através do suor, e também quando há uma falha nos mecanismos termorreguladores do corpo, fazendo com que a temperatura aumente ainda mais.


Com isso torna-se imperativo otimizar a aclimatação ao calor, que é a melhora gradual da capacidade de regular a temperatura interna do organismo, em períodos repetidos e prolongados de exercícios durante o calor,  reduzindo  dessa forma o impacto negativo no desempenho atlético. O atleta deve se preparar e saber o momento por exemplo de utilizar uma roupa especial, saber reconhecer se deve ou não se aquecer antes da atividade, ou mesmo qual o momento e a quantidade da reposição hídrica necessária.


Por isso fica o recado para se redobrar a atenção quanto a esses pontos. Um dos recursos que podem e devem ser utilizados pelos atletas é a auto-análise corporal, através da orientação e instrumentalização de um profissional qualificado, que ajudará no aprimoramento comportamental do atleta, que poderá ser condicionado, por exemplo, a ficar mais atento às pequenas  mudanças do ambiente que o cerca, que podem interferir diretamente em seu desempenho, e saber  quais as melhores providências a serem tomadas para que a termorregulação ocorra da forma mais rápida e eficiente possível.


Obrigado e até a próxima!!! 


Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição para tirar qualquer dúvida por meio do Whatsapp no número (41)99108-4243.


Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo

Profº MSc. Paulo Penha de Souza Filho


É formado como Psicólogo pela PUC-PR, Mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR, Especialista em Psicopedagogia pela UTP e Especialista em Psicologia do Esporte pelo CFP. Especializando em MBA Executivo em Gestão de Negócio pelo UNIOPET.


Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Palestrante e professor em cursos de pós-graduação. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Integrante da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná e Membro Conselheiro da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná - APEP.


Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores e profissionais.


@psicologodoesporte.paulopenha

Currículo Lattes Completo




Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO-TV PSICCOM

ACOMPANHE OS PROGRAMAS

2020 - PSICCOM. Desenvolvido por Cazoolo para inspirar novas conexões