Treinos em dias Quentes

Paulo Penha de Souza Filho
15/10/2020


@psicologodoesporte.paulopenha


O verão está chegando e por isso devemos ficar atentos a alguns pontos relacionados ao calor!!!!


Durante o dia e em situações específicas, o corpo executa diversas regulagens, e para que haja a manutenção da temperatura corporal de maneira segura e constante e o equilíbrio térmico possa ocorrer, dependerá da capacidade do organismo em equilibrar o ganho com a perda de calor, e a forma mais eficiente conhecida hoje para a regulação térmica é através da produção e secreção de suor.


Alguns dos efeitos que o calor pode ocasionar no corpo são cãibras, exaustão, que normalmente ocorrem quando o volume sanguíneo diminui pela perda excessiva de líquido ou minerais através do suor, e também quando há uma falha nos mecanismos termorreguladores do corpo, fazendo com que a temperatura aumente ainda mais.


Com isso torna-se imperativo otimizar a aclimatação ao calor, que é a melhora gradual da capacidade de regular a temperatura interna do organismo, em períodos repetidos e prolongados de exercícios durante o calor,  reduzindo  dessa forma o impacto negativo no desempenho atlético. O atleta deve se preparar e saber o momento por exemplo de utilizar uma roupa especial, saber reconhecer se deve ou não se aquecer antes da atividade, ou mesmo qual o momento e a quantidade da reposição hídrica necessária.


Por isso fica o recado para se redobrar a atenção quanto a esses pontos. Um dos recursos que podem e devem ser utilizados pelos atletas é a auto-análise corporal, através da orientação e instrumentalização de um profissional qualificado, que ajudará no aprimoramento comportamental do atleta, que poderá ser condicionado, por exemplo, a ficar mais atento às pequenas  mudanças do ambiente que o cerca, que podem interferir diretamente em seu desempenho, e saber  quais as melhores providências a serem tomadas para que a termorregulação ocorra da forma mais rápida e eficiente possível.


Obrigado e até a próxima!!! 


Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição para tirar qualquer dúvida por meio do Whatsapp no número (41)99108-4243.


Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo

Profº MSc. Psicólogo Paulo Penha de Souza Filho


Paulo Penha de Souza Filho é formado como Psicólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Psicologia do Esporte e Especialista em Psicopedagogia , além de cursar o MBA Executivo em Gestão de Negócio.


Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Professor em cursos de pós-graduação e Palestrante. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Integrante da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-08) e Membro Diretor da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP).


Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.


Instagram: @psicologodoesporte.paulopenha


Fone: 41- 991084243


email: paulopenha@psiccom.com


Currículo Lattes: Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6354183003893876



Acesse também

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Quer receber conteúdos exclusivos e em primeira mão diretamente no seu e-mail?

Nós não enviamos spam

RÁDIO-TV PSICCOM

ACOMPANHE OS PROGRAMAS

2020 - PSICCOM. Desenvolvido por Cazoolo para inspirar novas conexões